Além da presença em blocos, camarotes e eventos, marcas intensificam campanhas de mídia em nível nacional durante a folia
Nossas marcas estão arrasando no Carnaval.
O Carnaval é uma das épocas mais importantes para o setor de bebidas, especialmente cerveja, ficando atrás apenas das festas de fim de ano, em volume de vendas. Por conta disso, nossas marcas de cerveja Itaipava e Petra e o energético TNT estão presentes em mais de 50 ativações em alguns dos principais circuitos e festas antes e durante o Carnaval.
“Para nós, o Carnaval é um momento de celebração e conexão com os consumidores. Estar presente nessa festa reforça nossa identidade como uma marca que entende e valoriza a cultura brasileira”, afirma Cristiane Rosa, Head de Marketing Categorias e Consumer Insights. “É um período muito importante para a empresa e para o mercado, já que representa cerca de 10% do que é comercializado durante o ano no segmento de cervejas. Já no segmento de energéticos, o Carnaval também tem um impacto positivo, com um crescimento aproximado de 8%”, completa.
Experiência de marca
As ativações no Carnaval geram uma experiência única para as centenas de milhares de pessoas presentes aos eventos. “Nossa estratégia é reunir o máximo de eventos em diversos Carnavais, incluindo blocos, bailes, camarotes e outros que proporcionam ao público uma experimentação das nossas bebidas, para que, depois do Carnaval, ele vá até um supermercado, bar ou qualquer ponto de venda e peça o nosso produto, gerando consideração para nossas marcas”, diz José Luiz Sinti, Gerente de Patrocínios.
Os patrocínios de 2025 incluem eventos na Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo. Itaipava, por exemplo, está presente de forma robusta em Salvador/BA e Recife/PE, considerando a importância estratégica da Região Nordeste, onde a marca Itaipava é a terceira mais consumida.
Já a cerveja Petra é a marca que mais cresce no segmento mainstream e tem uma presença forte em Belo Horizonte/MG, no Carnaval dos Sonhos, em Belo Horizonte. No Estado de Minas Gerais, é onde a marca cresce acima da média nacional, com 30% de aumento de volume de vendas em 2024 comparado com 2023.
Na Bahia, a cerveja Petra é a principal patrocinadora do Camarote Salvador, o maior e mais disputado da cidade, enquanto Itaipava está presente nos camarotes Villa e Planeta Band, além dos blocos Coruja e Banda Eva. O Camarote Villa, reconhecido como um dos que tem as melhores atrações musicais, pela primeira vez ganhou o patrocínio do energético TNT, que ofereceu ao público diversos espaços de degustação do produto.
Já no Recife, os patrocínios incluem o Camarote Boa Viagem e os blocos Seu Antonio no Galo da Madrugada e Barchef. Nossa marca TNT estará presente pela primeira vez no Camarote Essepê, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, e o OBA Festival, em São José do Rio Preto (SP), o maior Carnaval do Estado de São Paulo, no qual Itaipava é patrocinadora desde 2023.
Pré-Carnaval
Nossas marcas estiveram presentes também no pré-Carnaval. Petra esteve presente nos blocos e camarotes de Recife (Bloco do Seu Antônio), São Paulo (CarnaUOL e Bloco do Silva) e no pré-Carnaval de Belo Horizonte (Carnaval dos Sonhos). Já Itaipava apoiou o esquenta dos foliões nos blocos A Melhor Segunda 2025 e Pranchão, em Salvador (BA), e o Olinda Beer, um dos maiores eventos de Carnaval do país, que reuniu cerca de 70 mil pessoas no domingo anterior à folia. As celebrações que antecedem o Carnaval também foram estratégicas para TNT, que marcou presença nos Ensaios da Anitta, na capital paulista.
Ativações voltadas ao consumidor final
Ainda em Salvador, para bem recepcionar os turistas que desembarcam na cidade, foi criado um balcão de boas-vindas no Aeroporto Luis Eduardo Magalhães. Nesse balcão, todos os viajantes com mais de 18 anos podem ganhar uma cerveja Itaipava para degustação.
Também para atrair a atenção do consumidor nos pontos de venda, intensificamos nossa presença no varejo, com ações ligadas às marcas Itaipava e Petra, incluindo promoções que distribuem copos exclusivos e shoulder bags. Criamos o “Boteco Gelado”, um estande na área externa dos hipermercados, com um balcão e diversas geladeiras, onde o consumidor pode comprar sua cerveja gelada de forma rápida e sem a necessidade de enfrentar as filas do interior das lojas. Foram instalados 22 Botecos Gelados nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Alagoas.