As bolsas de estudo do Passaporte Digital da SoulCode Academy visam gerar oportunidades profissionais para familiares de pessoas com deficiência em todo o país, promovendo inclusão digital e transformação social
O Grupo Petrópolis, maior cervejaria com capital 100% nacional do Brasil, fará a doação de mil bolsas de estudo em tecnologia para a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes). A iniciativa garante acesso 100% gratuito ao Passaporte Digital, plataforma online de capacitação da SoulCode Academy — edtech brasileira dedicada à democratização da educação digital. Com mais de 2 mil horas de conteúdo e mais de dez trilhas de formação em carreiras tecnológicas, o Passaporte Digital oferece uma jornada completa de aprendizado. As bolsas serão distribuídas pelas Apaes em todo o país e as unidades estaduais serão responsáveis pelas inscrições dos familiares e/ou cuidadores das pessoas com deficiência atendidas pelas unidades. O propósito da doação é dar formação em tecnologia e gerar oportunidades de trabalho a pessoas que deixaram a profissão para cuidar de familiares atendidos pela APAE.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) foi fundada há mais de 70 anos e atua na defesa, garantia e promoção de direitos das pessoas com deficiência, principalmente intelectual e múltipla. Hoje, a Rede Apae Brasil é composta pela Fenapaes e 26 Federações Estaduais, que representam 2.262 unidades da Apae e coirmãs filiadas, que ofertam, anualmente, milhões de atendimentos a mais de 1,7 milhão de pessoas com deficiência e suas famílias em todo o território nacional nas áreas de assistência social, saúde, educação, inclusão no mercado de trabalho, esporte, arte, entre outras, por mais de 140 mil profissionais. As Apaes possuem ainda uma extensa rede de apoio às famílias, que auxiliou a identificar pessoas que deixam o emprego para cuidar de filhos ou parentes, assim como mulheres que são abandonadas pelos maridos por conta do filho com deficiência.
A doação das bolsas do Passaporte Digital, da SoulCode, visa gerar oportunidades de formação online para essas pessoas na área de tecnologia, possibilitando assim a recolocação profissional em trabalho remoto. Além disso, há Apaes que contam com sala de informática, cuja estrutura poderá ser usada pelos familiares para acessar os conteúdos do curso, enquanto os seus filhos ou parentes são atendidos na unidade.
“O Grupo Petrópolis tem como propósito contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, e a educação é um caminho transformador nesse sentido. Somos parceiros da SoulCode desde a sua criação, pois acreditamos que esse é um caminho para um futuro melhor, mais diverso e com oportunidades de crescimento social para as pessoas que mais necessitam. Estamos muito orgulhosos em poder contribuir com este projeto de inclusão da Fenapaes”, comenta Giulia Faria, Co-CEO do Grupo Petrópolis.
Ao todo, serão doadas mil bolsas com mais de duas mil horas de conteúdo na plataforma digital, que oferece uma combinação de aulas teóricas e práticas, além de aulas interativas e lives quinzenais com especialistas da área. O objetivo é proporcionar trocas de experiências em diferentes formatos para enriquecer a jornada dos alunos. São mais de 15 cursos disponíveis, com temas que vão desde desenvolvimento de software até comunicação e gestão. Após o primeiro acesso, o Passaporte Digital é válido pelo período de 12 meses.
“Essa iniciativa valoriza o esforço que nós temos feito para dar visibilidade e trazer à discussão pública uma realidade concreta que leva familiares de pessoas com deficiência a abandonarem os seus empregos para cuidar dos filhos e parentes. Essas bolsas contribuem para essa luta do movimento apaeano em favor do direito à inclusão no mercado de trabalho para essas pessoas”, afirma o presidente da Federação Nacional das Apaes, prof. Jarbas Feldner de Barros.
O Passaporte Digital é um dos cursos oferecidos pela SoulCode Academy. Criada em 2020 com o propósito democratizar a educação digital, a edtech adota um modelo de ensino totalmente online, que oferece acessos personalizados que se adaptam à realidade de cada aluno com formação sob medida, potencializando o aprendizado. A metodologia educacional combina habilidades técnicas e comportamentais, além de projetos práticos e linguagem técnica em inglês voltada à tecnologia. Esse modelo garante uma formação completa àqueles que buscam reingressar no mercado de trabalho.
“Estamos muito felizes em fortalecer mais uma vez nossa parceria com o Grupo Petrópolis em um projeto social tão significativo como o da Fenapaes. Acreditamos que a diversidade é essencial para a inovação e o desenvolvimento social, e essa iniciativa nos permite ampliar ainda mais o nosso compromisso com a inclusão de pessoas não óbvias. Para as famílias atendidas pelas Apaes, isso representa a chance de construir um futuro mais promissor, com mais autonomia e possibilidades. Juntos, estamos criando um ambiente mais acessível e igualitário, onde todos têm a oportunidade de crescer e contribuir”, destaca Carmela Borst, cofundadora e CEO da SoulCode Academy.